A ProfissãoOs profissionais especialistas em Psicologia Educacional desenvolvem estratégias educacionais, projetos educativos, auxiliam o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos com dificuldades de aprendizagem e fomentam o uso de instrumentos apropriados que podem potencializar o desempenho acadêmico dos alunos. Objetivam com suas ações, a estruturação de uma prática docente fundamentada no processo de construção do conhecimento. Além disso, pesquisam o funcionamento da própria instituição de ensino como organização. Sendo assim, o curso de especialização em Psicologia Educacional abrange profissionais que buscam conhecimento, novas metodologias e qualificação nas suas respectivas áreas. Objetivos do Curso Preparar os profissionais para compreenderem e atuarem frente aos fatores psicológicos envolvidos nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e nas relações interpessoais da comunidade escolar, objetivando o direcionamento de estratégias de prevenção, promoção e acompanhamento. Dessa forma, o curso visa uma integração entre elementos teóricos e práticos da Psicologia Educacional frente à complexidade da atualidade. Campo de AtuaçãoOs profissionais especialistas em Psicologia Educacional atuam na educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Além desse contexto, atuam em clínicas especializadas; consultorias; equipes de assessorias com projetos para escolas; serviços públicos de saúde e educação; trabalhos de extensão universitária e projetos de pesquisa em empresas e ONGs. Suas funções nesses contextos envolvem sua análise e intervenção em todos os segmentos que participam do processo de ensino e aprendizagem. Incluindo assim, avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares; orientação a alunos e pais; orientação profissional; orientação sexual; formação e orientação de professores; na elaboração e coordenação de projetos educativos específicos, além de contribuir na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais.

ORDEM DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
1 40
2 40
3 40
4 40
5 40
6 40
7 40
8 40
9 40
TOTAL: 360

DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S)

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Metodologia do Ensino Superior 40
Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Científico 40

Investimento Matrícula de R$ 550,00 + 16 parcelas de R$ 300,00. Investimento total de R$ 5.350,00.

ORGANIZAÇÃO GERAL DOS CURSOS Os cursos de pós-graduação a distância da Universidade Play é apresentada na modalidades ON-LINE, são compostos de um total de 10 disciplinas organizadas da seguinte forma: Disciplina Comum – a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico apresenta os fundamentos do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Disciplinas Específicas – formado por disciplinas que contemplam a formação profissional e os processos técnicos-metodológicos do curso de especialização. Disciplina TCC – integra o processo de produção do Artigo Científico ou Relatório de Estágio de acordo com o curso de especialização cursado. Disciplina Optativa – a disciplina de Metodologia do Ensino Superior apresenta as habilidades necessárias para a atividade de ensino e está disponível somente na modalidade on-line. MODALIDADE ON-LINE Na modalidade ON-LINE os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos das disciplinas e 2 meses para elaborar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor on-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone (47) 3301-6200 e e-mail. Público Alvo Graduados em psicologia, pedagogia e profissionais licenciados na educação ou áreas afins, que tenham interesse em atuar em instituições com propostas educativas e aprofundar seus conhecimentos nas áreas de psicologia, educação, processos educacionais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano. Ato Legal Este curso segue a Resolução n° 1 de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.